terça-feira, 8 de julho de 2014

Depois da Derrota...reflexões a ser fazer.

Hoje tenho certeza que testemunhei um momento histórico, nunca tinha presenciado uma derrota tão vexatória da Seleção Brasileira. Uma derrota por 7 x 1 nem nos maiores pesadelos. 
O futebol é um esporte coletivo e o maior erro foi apostar exclusivamente num único talento, este esporte é apaixonante pelo poder do trabalho e da competência, mas sobretudo pelo trabalho coletivo. Nossa seleção se apequenou hoje, vai ter que melhorar muito nos próximos anos para tentar apagar esse derrota e este sentimento de derrotismo para voltar a ser campeão. 
A Alemanha mostrou hoje o ápice do que é trabalho, planejamento e estratégia num trabalho coletivo, uma  verdadeira equipe, e o que impressiona que a todo momento jogou sério e como se diz na gíria do futebol sem "firulas".
Organização e planejamento foi o que a Alemanha mostrou hoje, e está mostrando ao mundo não apenas no futebol, mas nas artes, nas ciências, no respeito ao Meio Ambiente e na educação. O conjunto da obra é que me traz vergonha e humilhação.
Nesta Copa se falou muito da falta de equilíbrio emocional de nossos jogadores, mas o que faltou foi um trabalho sério, pois não somos uns artistas da bola, não ganhamos nada há muito tempo, nem nossos clubes em torneios internacionais. Para completar, a Confederação de Futebol é uma das instituições mais corruptas do país, onde não interessa a emoção e a paixão do torcedor, mas o dinheiro nas caixas registradoras. Neste ambiente não se poderia esperar trabalho e organização.
O legado desta copa....só podemos esperar para daqui a alguns anos, sendo uma Alemanha, mas não no futebol. 
Sonhar não custa nada.  

Nenhum comentário: