sexta-feira, 16 de maio de 2014

Erros Irreversíveis

Quem está procurando um bom divertimento que envolve investigação policial e uma boa dose de filme de tribunal - se há que existe este gênero cinematográfico - indico o Filme "Erros Irreversíveis". 
É certo que o filme não é recente, pois foi lançado no ano de 2004, contudo trás uma temática ainda atual os erros do sistema judiciário. 
O filme conta história de esquilo, personagem com transtornos mentais que está no corredor da morte, quando provas surgem do passado que o colocariam como inocente de um bárbaro crime. Erros gravíssimo do julgamento vêem a tona colocando em xeque seu julgamento. 
Este enredo por si só já dar uma boa conversa e me leva a alguns questionamentos sobre o sistema judiciário brasileiro, principalmente o sistema criminal. Onde os "grandes clientes" deste sistema no país são negros e de pessoas de baixa escolaridade, no mais há a existência de pré conceitos instalados no imaginário de autoridades policiais, juízes, promotores e advogados, o qual não vêem a criminalidade enquanto fruto da falta de políticas públicas a população mais desfavorecidas.
No mais, há o tratamento degradante proferido pelo Estado a presos que possuem transtornos mentais, onde os manicômios judiciários são verdadeiros depósitos medievais, onde o ser humano são tratados em segundo plano, conforme estudo  "A custódia e o tratamento psiquiátrico no Brasil - censo 2011".
Voltando ao filme a história dos personagens se confunde com o julgamento e o final desta história é um pouco surpreendente, com reviravoltas e interesses pessoais se sobrepondo a justiça. 
Tema mais atual impossível, assim para quem ainda não assistiu não sabe que está perdendo. 
           

Nenhum comentário: