quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Em Belém do Pará....

Na Manhã de hoje (09/08/12) a cidade presenciou mais um espetáculo, mas dessa vez, não digno de aplausos. Foi mais um ato de violência, pois houve mais um conflito - dos muitos que já acorreram ao longo de nossa história recente - entre polícia e estudantes, que protestavam contra o aumento da passagem de ônibus.
Não presenciei as cenas, mas pelos relatos que vi pela internet, ouve um excesso policial, desta vez não praticado pelo policia militar, mas pela guarda municipal de Belém.
Posso ser um ignorante, no que diz respeito a segurança pública, mas em situação de protesto, a guarda policial não é o aparato policial adequado, pois não é mais preparada para esses tipos de situação, mas sim a tropa de choque da polícia militar. Outro ponto que questiono é que a primeira vista, não foi buscado o diálogo com os manifestantes, que em muito poderia contribuir para se evitar o conflito. E terceira observação, a guarda municipal, devia ter agido somente em caso de ameaça ao patrimônio da Prefeitura.
Mas como eu disse acima, sou um ignorante em segurança pública, mas tenho bom senso suficiente para observar pelas imagens houve uma desproporcionalidade nos atos pela guarda municipal.
Assim, na duvida, uma investigação urgente pelo Ministério Público. Mas que pelas notícias já está ocorrendo.    


Nenhum comentário: