sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Rio+20 se aproxima

O ano de 2012 é especial para o Meio Ambiente, com a proximidade da Rio+20 na cidade do Rio de Janeiro. Espero que a conferência da ONU trouxesse propostas concretas para a proteção ambiental nos diversos países do mundo e que a crise econômica mundial não seja usada como desculpa para uma menor proteção ambiental. 
Como a conferência será realizada no país, cujo território corresponde a quase totalidade da floresta amazônica, região com maior biodiversidade do planeta, o Brasil dever ser o protagonista das questões ambientais, principalmente ao que se vem chamar de "economia verde".
Este termo vem a ser um novo marco teórico na economia, que define como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, com os riscos ambientais e com a escassez dos recursos naturais. Assim sendo uma nova configuração teórica para complementar o entendimento de Desenvolvimento Sustentável.
Infelizmente o Brasil, apesar dos discursos não é o protagonista dessa economia ambiental, pois os últimos dados do desmatamento na Amazônia, aliado a obras de grandes impactos ambientais como a construção da Usina de Belo Monte, se multiplica na Amazônia.
Lamentável a falta de governos com visão de futuro que a cada dia não promovem políticas públicas que garantam sobrevivência ao homem aliada à preservação ambiental.



Nenhum comentário: