domingo, 20 de novembro de 2011

Imagem de Lula

Impressionante como a sociedade Brasileira se acostuma a criação de mitos, contudo isso não é uma particularidade exclusiva da sociedade brasileira e sim, em minha opinião, da sociedade latino-americana, principalmente no aspecto político.
Para exemplificar essa constatação, podemos citar diversos exemplos como Perón, na Argentina; Getúlio Vargas, no Brasil; como também no presente, representados por Evo Morales, na Bolívia; e Hugo Chaves, na Venezuela.
Essa constatação, que ainda prevalece na sociedade Brasileira, se mantém mesmo com o crescimento econômico e o amadurecimento do regime democrático. Mas me indago, isso é realmente Democracia? Esse pensamento surgiu oriundo das informações que foram instigadas pela imprensa, a respeito da doença do Ex- Presidente Lula e a comoção que isso gerou no Brasil e no exterior.
O fato do Câncer diagnosticado em Lula pode ser tornar um fator político nas eleições presidenciais de 2014, pois influenciará no emocional da sociedade Brasileira, principalmente em ano de Copa do Mundo no Brasil. Isto demonstra uma pós moderna política do pão e circo.
Essas palavras, de nenhuma maneira visam denegrir a imagem construída pelo ex-presidente Lula e sua importância para nossa história nacional, a qual me nutre grande admiração, contudo a política baseada exclusivamente no carisma pessoal de um político ainda demonstra que a Democracia no país ainda estar na adolescência.

Nenhum comentário: