sexta-feira, 8 de julho de 2011

Domus Mortem

Bem, vamos voltar outras questões além de futebol. Virou um hit da Internet, um vídeo que supostamente maltratava um animal, mas precisamente um gato. O autor do vídeo, supostamente ameaçava o gato de morte.

Foi suficiente para se criar campanhas de proteção dos animais nas redes sociais e o autor ser denunciado na Delegacia de Crimes Contra o Meio-Ambiente da Polícia Civil de São Paulo. O autor do vídeo, Josmar Bueno, alega que o vídeo é uma produção artística e busca discutir relações sociais e violência na internet. Contudo o vídeo tomou proporções inimagináveis, mas acho teve sua intenção atingida.

Para o criador deste vídeo, Josmar Bueno, o gato pertence a um adestrador de animais, que assinou um termo de autorização de uso da imagem - Embora essa autorização seja estranha para mim, visto que o direito à imagem é um direito de personalidade, o qual quem tem direito a gozá-los são seres humanos, pois possuem o discernimento para fazer o controle do uso de sua imagem. No mais, em documento registrado em cartório, alega que durante o tempo da filmagem o animal não foi maltratado, o que se pode inferir das imagens onde o animal não parece acuado.

Em minha opinião, não se configura crime em ameaçar um gato. E só pode ser configurar maus trados contra os animais se o crime se concretizar, concordando com as palavras do Advogado Raul Haider, que se manifestou na reportagem sobre o caso.

Contudo essa é uma opinião, que pode ser contraditada. Assim lei a reportagem e assista ao vídeo aqui. 

Nenhum comentário: