quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tiros em Columbine à moda Carioca

Certamente os fatos de hoje ficaram marcados na memória coletiva brasileira, como um dos crimes mais bárbaros da história Brasileira. O jovem Wellington Menezes de 23 anos entrou em sua ex-escola de ensino fundamental e atirou e matou brutalmente, até o momento, 12 adolescentes entre 12 e 14 anos. 
Dor e desespero se seguiram nas imagens pós-massacre de pais, estudantes e população em geral, que por enorme respeito as vítimas desta tragédia me recuso a republicar. 
Mais por que tanta violência???? está é a pergunta perturbadora que de certo modo assombra a mente dos brasileiros nesse momento. Para buscar alguma explicação, se realmente houver alguma, este jovem é um Psicopata, que vem a ser um indivíduo, clinicamente perverso que tem personalidade psicótica. A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Para agravar este fato este jovem sofria, enquanto ainda estudante, sofria de seus colegas bullying, é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender, como pode ser lê aqui. 
Fatos de clamor social como este, devem levar a sociedade a uma profunda reflexão, de como tentar evitar casos como este se repita em nossa sociedade. A Cura para transtornos psicóticos ainda não existem, mas é possível buscar políticas públicas que tragam melhorias na política de saúde mental no Brasil, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, também uma reflexão sobre o porte de armas no país, que de certa maneira diminuiria a quantidade de armas produzidas no Brasil, mas isso é um assunto de relevância, e que merece uma melhor reflexão aqui mesmo neste blog em outro momento e uso de detectores de metais nas portas ds escolas ( já há um projeto de Lei a respeito do tema), como também uma maior presença policial aos redores de escolas, que de contrapartida imediata diminuiria o tráfico de dogras ao redor de estabelecimentos de ensino. 
Isso são ações concretas que devemos começar a pensar a respeito, antes tarde do que nunca.  
  

2 comentários:

Raphaella disse...

Nossa muito bom o texto!!
Me ajudou bastaste
Valeu.

Alexandre José França Carvalho disse...

Raphaella,

Que bom que essas poucas palavras tenham de algum modo contribuído com alguma informação relevante.

Alexandre Carvalho.