sexta-feira, 22 de abril de 2011

Entre os Muros....

Assistir o filme francês "Entre os muros da Escola", vencedor do prestigiado Festival de Cannes em 2008. Mas confesso que espera bem mais do filme, em minha opinião, o mesmo é lento, conservador em sua linguagem e previsível, com isso enquanto cinema para mim é ruim.
No entanto enquanto temática é muito bom e tem ao menos um lado positivo é realista, embora previsível, não é um filme "romantizado" de heróis e vilões. O filme trata do personagem François, professor de língua francesa de uma escola do subúrbio que busca estimular seus alunos, no entanto os mesmos são indisciplinados, mal educados e certas ocasiões questionadores de um ensino burocrático, catequizador e por que não dizer autoritário. As diferenças entre alunos e professor não são superadas, pois os métodos pedagógicos do professor François não são aceitos e compreendido por seus alunos, de se ressaltar de diferentes etnias, culturas que tentam coexistir (franceses, africanos, latinos e chineses). 
O filme trata de um ambiente de desrespeito no ambiente escolar, mas também de métodos pedagógicos equivocados que não ensina e não educa, bem longe da realidade de seus alunos.
A reflexão que pude extrair do filme e que a realidade daquele sistema de ensino desmotivador não é muito diferente da realidade brasileira, testemunhada por mim enquanto aluno. Assim cabe aos formadores de opinião discutir como é educada nossa geração.

Nenhum comentário: