quarta-feira, 9 de março de 2011

Pizza de açaí


               No estudo para a submissão do Projeto de Indicação Geográfica do Açaí de Igarapé - Mirí, li que o açaizeiro (Euterpe oleracea Mart) tem como centro de origem a Amazônia Oriental Brasileira, mais precisamente a região do estuário do rio Amazonas. No Brasil, ocorrem em estado nativo no Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. 
              Em estudo, o professor da Universidade Federal do Pará,  Hervé Rogez descreve que do açaizeiro resultam dois produtos alimentares essenciais: o palmito e os frutos, a partir dos quais a bebida açaí é elaborada. O “Vinho do Açaí”, como é conhecido o suco derivado da polpa, destina-se principalmente a um mercado local e predominantemente informal, constituindo a base da renda de dezenas de milhares de família. Desde a década de 90, no entanto, o açaí foi inserido maciça e brutalmente no mercado externo, configurando o desenvolvimento de uma nova produção de renda. 
            O uso maciço do fruto no mercado externo como também mercado interno, trouxe para o açaí um reconhecimento de suas propriedades nunca antes visto. Atualmente o fruto é consumido como suplemento energético em academias, é uma rica fonte de ferro, e a estudos comprovam que o consumo do açaí previne contra aterosclerose (entupimento de veias e artérias), causando menos problemas ao coração.
             Contudo há uma nova utilidade do açaí que não conhecia,  seu uso em pó, que é utilizado para se fazer Pizzas, muito consumidas no carnaval de Salvador, segundo reportagem. Tai mais um modo de consumir este maravilhoso Fruto. 

2 comentários:

Leonardo disse...

boa noite amigo, vc sabia que essa postagem q vc fez tem um dono dessa marca?

Alexandre José França Carvalho disse...

Caro Leonardo, não encontrei o correspondente registro de marca no site do INPI.